terça-feira, 10 de agosto de 2010

O Xadrez se movimenta na América Latina.

Hoje o presidente eleito da Colômbia Juan Manuel Santos e o presidente da Venezuela Hugo Chaves resolvem reatar suas relações diplomáticas. A pergunta que se faz é: Como ficará a geopolítica na América do Sul?
Por um lado a Colômbia tem uma aliança estratégica com os Estados Unidos contra o narcotráfico e as Farc, mas por outro lado, a Venezuela combate a influência dos Estados Unidos na América do Sul.
Como fica esse quebra-cabeça para a Colômbia?
A Venezuela atravessa problemas sérios na questão econômica e política, como o racionamento de energia, inflação alta e a popularidade de Chaves em queda, que ameaça a sua permanência no poder.
No Brasil teremos eleições neste ano. Se a candidata Dilma vencer a política externa brasileira para a América do Sul, será a continuidade do apoiou e fortalecimento da UNASUL. Se o candidato Serra vencer, provavelmente haverá uma nova política externa para a América do Sul, ou seja, acordos bilaterais com países de interesse e uma maior aproximação dos Estados Unidos e Europa, colocando a UNASUL para uma segunda categoria.
Nesse segundo cenário, Serra presidente a Revolução Bolivariana será afetada e a situação de Chaves ficará mais complicada, pois a força e o apoio do Brasil são fundamentais na América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário