terça-feira, 27 de julho de 2010

Agora outra Calamidade no Nordeste


No final de março aconteceu uma tragédia no Rio de Janeiro em Niterói, onde pessoas morreram e bens materiais foram perdidos. Escrevi uma matéria sobre a Calamidade e o Planejamento de Catástrofe, http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100409/not_imp535920,0.php , e o que foi feito no sentido de se gerenciar riscos e crises?

Pois bem, novamente acontece uma tragédia natural em Pernambuco e Alagoas e o que assistimos na impressa é a falta de planejamento e análise de riscos em catástrofes. Pergunto?

Os municípios tem um mapeamento de riscos das suas regiões? Qual é o plano de mobilização da Defesa Civil? Existe um estudo de análise de risco?

Não devemos esquecer que PLANEJAR é essencial.

O importante para o Estado é trabalhar na prevenção do preparo da população e profissionais prontos para diminuir os riscos das crises.

Os cenários sobre Clima não são favoráveis ao mundo e ao Brasil. Esses mesmos cenários indicam que as chuvas, tornados e furações irão se intensificar aumentando as tragédias naturais e conseqüentemente causando mortes e prejuízos.

Governo, sociedade e empresas precisam discutir melhor o assunto, pois os prejuízos de vidas e financeiros são incalculáveis.

Refrescando a memória de tragédias, Catrina, Islândia, China, Santa Catarina, Rio de Janeiro e agora no Nordeste entre outros.

Onde e como será a próxima trágedia?

Lembre-se: Você com seu carro importado andando numa rua chique de qualquer metrópole pode perder o carro e se não tiver noção de emergência poderá perder a vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário