domingo, 17 de outubro de 2010

Valores X Política

Estamos a duas semanas do segundo turno e o que observamos é uma campanha voltada aos valores e agressões.
No primeiro turno a candidata do governo trabalhava na forma propositiva ressaltando as conquistas do governo Lula e a continuidade dessas políticas.
Porém, o PT não contava com o segundo turno e a estratégia para o mesmo ficou perdida. Vejamos:
- Questão de Valores = Desde que terminou o primeiro turno a candidata do PT procura negar e justificar que não irá aprovar nenhuma lei a favor do aborto. A todo minuto justifica o compromisso contra o aborto; (Religião X Política)
- A candidata pensava que já era Presidente .....faltou simplicidade e humildade não só da candidata mas dos companheiros e mesmo da campanha;
- A Personalidade da candidata não empolgou nos debates dificultando suas estratégias de apresentação do seu programa; (sua base nos debates são as privatizações/petrobrás);
- O presidente Lula questiona o papel do "marqueteiro da campanha" no segundo turno;
- A questão Erenice ainda assombra a toda hora a campanha;
- A questão Religiosa prejudica ambos os candidatos, mesmo com os manifestos a favor da candidata o Serra leva vantagem pela sua imagem ligada a igreja e contra o aborto;
- O resurgimento do MST apoaindo a candidata; (a população brasileira repudia as ações do movimento);

Já na campanha do Serra e do PSDB acontece:
- Com o segundo turno o PSDB e Serra estão animados e com estima em alta;
- Acreditam que irão reverter a eleição, indo na mesma estratégia do PT do primeiro turno. " Já viramos e já ganhamos" - estratégia perigosa, pois se perde o foco da campanha;
- Também deixa a estratégia propositiva para buscar atingir os valores da candidata e do PT;
- Começam a buscar envolvimento de Serra em escandalos, (Não decolou a denúncia);
- A presença de Aécio Neves é fundamental, não esqueçamos, (todo candidato que venceu em Minas venceu a eleição);
- A performance do Serra é melhor em debates pela experiência política e em campanhas; (questionamento estratégico);

Política
As estratégias e coligações recomeçam e mudam em alguns cenários.

- O PV optou pela neutralidade no segundo turno mas seus eleitores tenderão na maior parte migrarem para o PSDB, pela afinidade e também o voto contrário ao PT;
- O PSDB e Serra acreditam na transferência de votos em Estados estratégicos como: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e outros;
- O PT mantêm seus aliados no Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco e outros;
Mas agora a diferença aparece.
A transferência de votos pode sim acontecer:
- Políticos do PMDB em alguns estados mudam seus apoios no segundo turno, como os peemedebistas da Bahia e Rio Grande do Sul . E em Minas Gerais...para onde irá os votos de Hélio Costa? (PMDB);
- "Petista recusa apoio do governador de MS do PMDB" - Notícia Estado de São Paulo, 16/10/2010;
- O Ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara do PR muda o apoio no segundo turno para Serra;
- " PP de Minas contraria comando e apoia Serra" - Notícia Estado de São Paulo, 16/10/2010;

Essa nova situação leva com certeza vantagem para o candidato Serra.

A participação do presidente Lula no segundo turno é mais cautelosa e prudente. O PT está buscando manter seus eleitores do primeiro turno e aumentar sua margem nos indecisos, nos eleitores da Marina e tirar os votos do Serra.
Mas o cenário atual demonstra o PSDB tirando os eleitores do PT.
O PSDB, o senador Aécio Neves e o governador de São Paulo Geraldo Alckimin e outros aliados entram forte no segundo turno e com vontade e animo para vencerem as eleições. (primeiro e segundo colégio eleitoral brasileiro)

As pesquisas mostram:

Datafolha: Dilma 47% e Serra 41% - (Estado de São Paulo) 16/10/2010
Obs: O Serra finalizou o primeiro turno com aproximadamente 34% e a Dilma 46%....nessa visão o Serra subiu 13 % e a Dilma 1%;

Média Móvel: Dilma 53% e Serra 47% - (Estado de São Paulo) 15/10/2010
Obs: Dilma 7% (crescimento) Serra (continua com os 13%)
Média: o cálculo da média foi feito levando-se em conta as últimas pesquisas divulgadas. datafolha 08/10, Vox Populi 11/10, Ibope e Sensus (ambas em 13/10).

Essas duas semanas servirá para consolidar a preferência do eleitor que poderá manter ou migrar para outro candidato.

Um comentário:

  1. Olá Gennari, boa noite.
    Após ler suas considerações sobre a campanha política dos presidenciáveis para segundo turno, fiquei admirada ao perceber que em nenhum momento você fez qualquer comentário tendencioso para uma das partes.Isso é raro e difícil. Levar a notícia sem se compromenter, deixando ao leitor que decida por suas próprias convicções, é quase impossível.
    Sua imparcialidade demonstra clareza nas decisões,equilíbrio e confiança no que faz.
    Mais uma vez, parabéns pela matéria.
    Abraços
    Lidia

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