terça-feira, 3 de maio de 2011

A Morte de Bin Laden

No final da noite de domingo (01/05/2011), o presidente americano Barak Obama anunciou a morte do terrorista mais procurado do mundo, Osama Bin Laden.
Os americanos comemoram com entusiasmo e patriotismo pelo sentimento das Torres Gêmeas derrubadas em 11/09/2001.
Mas como fica o mundo pós Bin Laden?
Alguns já acham que o Al-Qaeda e o terrorismo terminam com a morte de Bin Laden. Infelizmente isso não é verdade.
Os interesses pela guerra ao terror são enormes, milhões de dólares são destinados ao combate ao terrorismo.
Bin Laden sempre foi considerado um mito pelos seus aliados e seguidores. E agora? Será um mártir? Isso sem dúvida seria muito preocupante para o Ocidente. Já se questiona onde está o corpo dele e perguntam? Será que realmente ele morreu?
Osama Bin Laden já tinha passado o comando da organização para Ayman al- Zawahiri, um dos intelectuais do grupo terrorista.
O Ocidente não pode deixá-lo virar um mártir. Os Estados Unidos precisam apresentar os restos mortais dele para não restar dúvida da morte e não levantar desconfiança da comunidade internacional e dos seguidores de Bin Laden.
Interessante e perigosa a situação até o presente momento, nenhum país, grupos, facções e indivíduos se manifestam explicitamente a favor dele. Será por que?
Na macro-política internacional os tomadores de decisões refletem o que fazer e decidir. A primeira coisa que as grandes nações fizeram foi reforçar a segurança de seus países e interesses pelo mundo a fora, justamente pela preocupação do grupo terrorista.
O Al-Qaeda dissemina ideais e valores para atingir seus objetivos e conquistar adeptos para sua causa.
Eles já trabalham com células autônomas que atuam praticando o terror pelo mundo.
A hierarquia já é bem definida, com a morte de Bin Laden, o 01 agora é Ayman al-Zawahiri e seus comandados como Khalid al-Habibi, Adnan El-Shukrijumah, Matiur Rehman entre outros.
Eles não vivem apenas de ideologia. De onde vêm os recursos financeiros?
Os recursos aparecem do tráfico de drogas especialmente ópio, tráfico de armas, pirataria nos mares e contribuições de simpatizantes.
As empresas de transportes e seguradores estão perdendo muito dinheiro com a pirataria praticada principalmente pela Al-Qaeda, conforme palestra de um executivo de seguros na Expor Counter-Terror 2011.
Até o mês de março de 2011, foram efetuados quase 190 ataques de piratas em alto mar.
Eles possuem uma estratégia de ataques: Baixo Impacto (pirataria, tráfico e ameaças);Grande Impacto,(atentado ao World Trade Center em 1993 e 2001, bombas no metrô de Madri em 2004, também no metrô de Londres em 2005 e tentativas de choques aéreos entre aviões dos Estados Unidos para a Europa).
E o futuro?
Como disse o assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Brener, que a morte de Bin Laden transformou a Al-Qaeda em um “tigre ferido”.
Um tigre ferido não tem limites pela necessidade de sobrevivência, sendo assim suas ações podem ser desastrosas para o Ocidente, na visão:
Política: enfraquecimento de Estados/Nação do ocidente e parceria de países simpatizantes com a causa da Al-Qaeda no sentido de guerra ao ocidente;
Sócio/Econômico: Desestruturar a economia mundial, queda das bolsas de valores, aumento do preço das commodities (petróleo e alimentos), desvalorização dos ativos financeiros, desemprego estrutural e conjuntural e outros. (Nos ataques de 11/09/2011 a cidade de New York teve um prejuízo de aproximadamente US$ 105 bilhões de dólares.
Religiosa: Um alinhamento entre o Jihad (Guerra Santa) com o Al-Qaeda, e
Operacional: Disseminar ataques pelo mundo utilizando armas químicas, bacteriológicas e mesmo nucleares.
Nesse momento é importante a união das Nações ao combate ao terror e estar preparado para as possíveis ações.

Parabéns aos combatentes que no anonimato participaram da missão de combater e capturar Bin Laden, sem visibilidade com espírito de guerreiro e o objetivo de defender sua Nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário