quinta-feira, 3 de maio de 2012

Inteligência Contemporânea

Nos últimos anos a Inteligência tornou se destaque no mundo governamental e corporativo, pela busca da informação, conflitos/ataques terroristas, sabotagem, espionagem e evolução de sistemas – “cybers”, que buscam atingir seus interesses alcançando os objetivos pré-estabelecidos.


As nações desenvolvidas investem milhares de dólares em Inteligência, pois acreditam na sua eficiência e eficácia, através de treinamento dos profissionais envolvidos, tecnologia de sinais, imagem, cibernética, vigilância, química, nuclear, bacteriológica, robótica e outras tecnologias novas, para atender suas necessidades e dar suporte ao tomador de decisão.

“Exemplo – Operação Jerônimo – que matou o terrorista mais procurando no mundo Osama Bin Laden. Os Estados Unidos utilizaram sua estrutura de Inteligência e equipes para localizar e neutralizar o terrorista.”

Na atualidade, o Brasil segue sendo um “player” internacional, destacando se pela economia pujante e sua população desfrutando deste crescimento sustentável.

O mundo todo nos olha pelo crescimento, pelas nossas riquezas e os eventos que seremos os patrocinadores:

• Rio + 20 – Evento com personalidades e autoridades presentes do mundo;

• Visita do papa Bento XVI – Encontro com os jovens – 2013; (expectativa 4 milhões de jovens em território brasileiro)

• Copa das Confederações – 2013;

• Copa do Mundo 2014; O mundo inteiro estará voltado para o evento – bilhões de pessoas assistindo os jogos;

• Olimpíada 2016 – Evento mundial com maior número de delegações representando seus países.

Estamos preparados para preparar e proteger nosso país?

Em minha opinião não estamos preparados para os novos desafios que o Brasil precisará enfrentar.

Como disse acima o Brasil é um “player” internacional que desperta interesse e cobiça.

Quando falamos em Inteligência precisamos primeiro acreditar e confiar nas instituições e pessoas que fazem parte deste sistema, sejam elas públicas e privadas, deixando de lado interesses, ideologias e demagogia.

Inteligência segura e eficiente só traz benefícios e democracia a uma nação.

Referência: Um analista de inteligência precisa ser negativo às vezes para entender, preparar e proteger melhor os objetivos determinados.

Fazendo uma analogia ao preparo para a proteção do Estado e também dos eventos, destaco:

• Estamos preparados para as interferências e ameaças externas? Se houver um ataque terrorista estaremos preparados com medidas legais e técnicas?

• Sabemos fazer um gerenciamento de crise e/ou contingenciamento para um ataque terrorista? E ou bomba suja?

Força Contra-Terror é diferente de Forças Especiais; vamos mais uma vez improvisar?

• Estamos levantando as possíveis motivações de um evento no país?

• Temos um sistema unificado de Inteligência? Só no papel o SISBIN. O sistema de Inteligência brasileiro é individualista – “cada um faz o seu”.

• Estamos preparados para uma guerra econômica? Temos agentes trabalhando esse cenário? Quais são as proteções e mecanismo para ajudar a proteger o Estado e a iniciativa privada? A China hoje trabalha Inteligência Militar e Econômica, buscando seus objetivos no mundo;

• Temos uma legislação apropriada para o trabalho de Inteligência? Temos leis que ampare o agente de operações numa missão específica?

• Quais são os incentivos a Inteligência brasileira?

• Os meios de recrutamento através de concurso são os mais adequados e eficientes?

• Existe o conhecimento por parte dos poderes sobre a importância da Inteligência no Brasil? Não temos cultura de Inteligência e sendo assim precisamos criá-la;

• Temos um trabalho para desmistificar a Inteligência no governo e na população? Precisamos acabar com a vaidade na área; Ninguém e nenhuma informação deve ser descartada.

• Temos investimentos em Inteligência? (pessoas, tecnologia e ferramentas); Se não conhecemos a importância fica difícil esse investimento;

• Estamos realmente acompanhando as ações do Crime Organizado no Brasil?

• Por que não existe um sistema que possa integrar a Inteligência pública e privada? Nos Estados Unidos isso é muito bem feito entre os dois setores com grandes resultados.

Lembre-se: O mundo nunca foi e não será pacífico e os interesses a cada dia aumentam pela escassez de produtos, busca de informações e a ganância pelo lucro e poder. Por isso mesmo deveremos estar preparados e a Inteligência é um bom caminho para se iniciar.

Ex: o Brasil possui o maior aqüífero de água potável do mundo com provisão para 60 anos.

Cenário: a água está se escasseando pelo mundo e todos precisamos beber água.. Em breve a água será uma commodity.

Nós, Brasil sendo o maior aqüífero e já faltando água pelo mundo, não seremos procurado ou mesmo ameaçado em entregar nossa água?

Por que os países desenvolvidos e com visão investem grandes somas em Marinha?

Dado: A marinha chinesa está produzindo 100 navios de guerra para estarem prontos em 2020, um desses o maior porta aviões do mundo.

Será que essa estratégia será apenas para guerra?

Lembre-se: Um Estado nunca deverá desprezar a importância da Inteligência, porque quando precisar poderá não ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário