As crises econômicas, financeiras,
políticas e sociais se intensificam todos os dias na Europa, Ásia , Estados Unidos,
Oriente Médio e na América Latina.
O Brasil ainda se destaca no
cenário internacional principalmente na área econômica, canalizando investimentos
externos com retorno de bons lucros para suas matrizes e investimentos internos
pelos programas governamentais e para o financiamento dos grandes eventos que se aproximam.
Mas ainda temos grandes óbices em
áreas centrais do governo , como: falta de infraestrutura, falta capacitação profissional
e inovação, corrupção , falta de
políticas públicas eficientes e eficazes, falta de segurança e desconfiança
efetiva no desenvolvimento sustentável do país.
A falta de estratégia e visão governamental e mesmo empresarial, está
levando a prejuízos e desconfianças de investidores e da população.
Estamos com vários eventos
programados no Brasil: Copa das Confederações (2013), Visita do Papa (2013),
Copa do Mundo (2014), Olimpíada (2016) e outros grandes eventos artísticos e
esportivos. Também não podemos esquecer das obras de infraestrutura que estão
sendo executadas no país.
Mas o governo e as empresas estão
e ou se preparam para os riscos e crises ?
No último final de semana no
aeroporto internacional de Viracopos em Campinas, tivemos um evento, o estouro de um pneu de um
avião de carga na pista principal, gerando mais uma crise no setor aéreo nacional
.
Pergunta?
1 - Onde está o planejamento estratégico, operacional e
tático para lidar com a crise?2 - Onde está o plano de contingência e de crise para este evento? Se tem, por que demorou tanto tempo para resolver a crise? Quem foi o responsável em gerenciar a crise? Alias, foi acionado o plano de crise?
3 - Foram avaliados os riscos do aeroporto ?
O aeroporto ficou fechado por 46
horas; 512 voos foram cancelados e 40 mi passageiros foram prejudicados.
De quem é a responsabilidade e
quem paga todo esse prejuízo financeiro e moral?
As seguradoras irão reavaliar
seus seguros para este aeroporto. E com certeza para toda infraestrutura dos
eventos no país, já que a desconfiança aumenta.
O que vemos mais uma vez são
instituições governamentais se eximindo de culpa e repassando para empresas
privadas que também não podem ser eximidas de culpa, pela falta de gerenciamento
e repasse de informações destas situações pré existentes.
Será que ninguém sabia que um
aeroporto de importância logística e comercial como Viracopos, não poderia ser surpreendido
com este acidente? Ninguém pensou em
adquirir um recovery kit air como
equipamento de socorro para uma possível crise?
Foi gerada uma crise corporativa
com perdas financeiras, confiança e emocionais para todos os envolvidos e para
o país.
Mas será que todo este estresse
seria necessário caso governos e empresas investissem mais no preparo e
prevenção de riscos e crises?
Falamos tanto de PPP - Parceira
Público Privado e por que isso não é feito na prática num caso simples de um
estouro de pneu, (previsto), onde os riscos poderiam ter sido minimizados e a
crise ser bem gerenciada ?
Vejamos um exemplo positivo:
"A Quatar Airways tem
reforçado suas operações com a aquisição de equipamento completo de recuperação
de aeronaves - a primeira companhia aérea no mundo a possuir o kit de
estado-da-arte completa.Há apenas 11 kits completos a nível mundial, mas as
peças dentro de cada kit são de propriedade separadamente pelas companhias
aéreas e aeroportos em todo o mundo.
O equipamento completo é o
primeiro de seu tipo em qualquer lugar do mundo.
A Qatar Airways kit de
recuperação de aeronaves é transportável e capaz de recuperar a aeronave de
passageiros maior do mundo, o Airbus A380, a partir de sites de incidentes em
qualquer lugar do mundo, além de quaisquer outros tipos de aeronaves.Com um investimento de EUA $ 3,2 milhões, o equipamento permite hub da companhia aérea Doha para ser capaz de recuperar as peças do equipamento de qualquer tipo de aeronave após um incidente que torna uma aeronave não operacional.
Prática típica na indústria da
aviação chama para a companhia aérea e do aeroporto para completar a devida
diligência na remoção de uma aeronave de um local onde foi danificado como
resultado de um acidente.
Qatar Airways recentemente
testado cada aspecto de seus equipamentos recém-adquiridos em um exercício que
foi um esforço conjunto realizado pela companhia aérea Qatar Aviation Services,
Aeroporto Internacional de Doha e observado por Qatar Civil Aviation Authority
e da Força Aérea do Qatar.Qatar Airways emprega uma equipe dedicada totalmente treinados no equipamento.
O executivo-chefe da Qatar Akbar
Al Baker disse: "Quando olhei para comprar uma completa end-to-end kit de
recuperação de aeronaves, avaliamos o que beneficia o equipamento traria não só
para a Qatar Airways e Aeroporto Internacional de Doha, mas sim como um
investimento para a indústria como um todo".
Mais no Brasil as coisas são
diferentes. A vaidade, a arrogância e o despreparo de muitos nos levam a crises
e "cases" negativos que são repercutidos no mundo todo quebrando a
confiança no país.
Agora um burocrata está levantando os fatos e
as culpas para serem apuradas. Como já é notícia passada, o assunto e
relatório irá para uma gaveta e esquecido.
Continuamos sendo omissos e displicentes
com as nossas "coisas" e
segurança.
Com esta filosofia que no Brasil
nada acontece, a falta de zelo, preparo e inteligência poderá nos levar a
situações e desastres nunca acontecidos no Brasil.
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