domingo, 4 de novembro de 2012

Crise em São Paulo 2012


Estamos vivendo mais uma crise de segurança pública em São Paulo, onde policiais estão sendo emboscados e alvejados covardemente e a população acuada e aterrorizada com as mortes que estão acontecendo diariamente.
Infelizmente mais uma vez as autoridades de São Paulo não estão sabendo lidar com a crise de segurança.  Falta primeiro respeito, humildade, sensibilidade e mesmo conhecimento da crise.

Quando se inicia uma crise num Estado precisamos te liderança efetiva por parte do seu governante, onde seus comandados e a população acreditem nesta liderança e no resultado.

Isto não está acontecendo em São Paulo nesta crise de segurança. São entrevistas desconexas e sem liderança, esperando o tempo passar e as coisas se resolverem.
Vejamos a diferença de liderança e preparo para uma crise.

Na última semana os Estados Unidos passaram por uma crise natural com a passagem do furacão Sandy, provocando a morte de dezenas de pessoas e a destruição das cidades de New York e New Jersey na costa leste.
As cidades ainda sofrem com as consequências da passagem do Sandy, mas temos que reconhecer o preparo e a execução do planejamento da crise e da contingência para minimizar os riscos e perdas.

O plano foi acionado pelo governo federal  através do FEMA - Federal Emergency Management Agency, responsável em planejar, preparar e executar as operações de contenção da crise.
O presidente Barack Obama assumiu a posição de Líder da operação gerenciando a crise, mesmo próximo de uma eleição e arriscando sua reeleição.
Também não podemos esquecer da liderança e perseverança do prefeito Michael Bloomberg de NY e o governador Chris Christie de New Jersey.

Sempre devemos estar preparados para  as possíveis crises.
Alguns meses atrás foi roubado do Exército Brasileiro no interior de São Paulo, 3.000 cartuchos de fuzil . E o que foi feito?

O Exército Brasileiro acionou seu plano de ação impedindo a venda de drogas no envolto da cidade de Pirassununga.
E o que aconteceu?

Os donos do tráfico na região mataram dois bandidos e entregaram um  as autoridades e o Exército recuperou toda munição roubada.
Mostrou estar pronto e ter estratégia para a crise.

Nesta crise que estamos vivendo em São Paulo será que não falta?
- Um gabinete para gerenciar esta crise de segurança pública;

- O gabinete ( Local determinado );
- Liderança - ( o governador no seu papel de líder máximo da crise);

- Apoio -  (Secretário de Segurança, Administração Penitenciária, Comandante da Polícia Militar, Delegado Geral da Polícia Civil, Ministério Público e outras autoridades e instituições que forem necessárias);
- Apoio ativo da Inteligência do Estado - buscando identificar e mapear as regiões contaminadas; organizações insurgentes e objetivos e as motivações dos ataques;

- Contra Inteligência  protegendo  o sistema e as pessoas envolvidas;
- Logística de material e Mobilização de pessoal  ativo para a situação;

- Desenhar o planejamento, preparo e execução das operações;
- Agir dentro da legalidade; e

- Retomar a segurança do Estado e a tranquilidade da população;

Caso contrário se a situação persistir:
- A violência tenderá  a aumentar morrendo mais  civis, policiais e criminosos;

- O descrédito do governo e autoridades paulista tenderá a se agravar;

- A população paulista em choque e medo de sair pela cidade;
- O comércio (restaurantes, lojas, cinemas, bares), terão prejuízos, já que as pessoas  estão deixando de com mais frequencia a noite e assim diminuindo o consumo;

- Baixo moral dos policiais pela falta de liderança e isso poderá nos levar a uma greve, reivindicando melhores condições de trabalho;
- Possível intervenção no Estado de São Paulo pelo governo federal, através da Força Nacional, FFAA e Polícia Federal.

Finalizando o texto deixo a mensagem.
A Sociedade e o Estado são maiores que a política. Não deixe São Paulo ser vencido pelo crime.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário