segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Globalização e Informação

Com a globalização os interesses e os meios em obter informações não têm limites. Através de medidas ilegais como espionagem, invasão de hackers, invasões físicas, sabotagem e até mesmo ações terroristas, pessoas e empresas buscam atingir seus objetivos sem escrúpulos.

Vários casos são amplamente divulgados pela imprensa nacional e internacional que mostram as vulnerabilidades das empresas. Um exemplo é uma empresa do setor de bebidas nos Estados Unidos, que foi avisada pelo principal concorrente que recebeu uma proposta pelo segredo da companhia. Outros exemplos mostram os esquemas de espionagens dentro de empresas.

Diante desses fatos, o Serviço de Inteligência em Segurança Empresarial, faz se necessário para assessorar na prevenção e proteção no sentido de impedir e neutralizar a atuação de empresas concorrentes, através de medidas preventivas de Contra-Inteligência, contra espionagem e segurança orgânica.

A Inteligência também permite o tratamento das informações para que os gestores/decisores possam preparar melhor a empresa para os negócios e também possa antecipar as ações adversas dos concorrentes buscando assim as vantagens competitivas do mercado.

Mais do que projetar cenários e mostrar como os próximos acontecimentos podem afetar os negócios da empresa, além de avaliar as ações dos concorrentes, os profissionais que atuam na área de Inteligência e Contra-Inteligência estão aptos a apresentar e implantar meios que permitam proteger as empresas contra ameaças e alcançar as vantagens competitivas.

Entre as medidas adotadas para a realização do trabalho de Inteligência na empresa, consta a preparação e conscientização dos principais executivos e dos demais funcionários para evitar o vazamento de informações, descarte do lixo, perdas e transporte de equipamentos com informações. A partir da conscientização da empresa a Contra-Inteligência um segmento da atividade de Inteligência prepara medidas preventivas para coibir atuações adversas e ilegais de técnicas de espionagem, escutas, infiltrações, ataques de hackers, suborno e outro entre outras ameaças.
No entanto, para o sucesso deste trabalho é fundamental a integração dos departamentos da empresa, investimentos em recursos humanos, treinamento dos profissionais, tecnologia, comunicações e segurança, pois o Serviço de Inteligência Empresarial não pode ser direcionado para uma única área específica da empresa.

Empresas de qualquer setor, como aviação, indústria farmacêutica, bancos, alimentos e bebidas, entre outros segmentos, estão sujeitas à espionagem industrial e ao vazamento de informações, por isso, todas as organizações podem contar com o Serviço de Inteligência Empresarial. O que muda é o direcionamento do trabalho.

Por exemplo, enquanto uma companhia aérea pode ser alvo de terrorismo e seqüestro, uma indústria farmacêutica ou uma empresa de alimentos e bebidas podem ser alvo de espionagem para a descoberta do segredo de seus produtos.

Vale lembrar que, de acordo com a Sociedade dos Profissionais de Inteligência Competitiva (SCIP), a Inteligência Competitiva é um programa ético e sistemático de coleta, análise e gerenciamento de informações externas que podem afetar os planos, decisões e operações da empresa. Portanto, o serviço de Inteligência Empresarial atua no limite da legalidade..


* Ricardo Gennari, Diretor da Tróia Intelligence,, empresa especializada em inteligência empresarial e diretor de inteligência da ADESG (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) de São Paulo e especialista em Contra-Inteligência Empresarial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário